domingo, 3 de outubro de 2010

Vitamina B6 (Piridoxina)

Qual a função da vitamina B6?
  • Vitamina B6 é necessária para o metabolismo de certas proteínas
  • O sistema nervoso também necessita de vitamina B6 para funcionar bem
  • Ajuda o sistema de imunização do corpo
  • Ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue
Quais são os riscos do excesso de vitamina B6?
O excesso de vitamina B6 pode causar danos nos nervos dos braços e pernas. O excesso de ingestão de vitamina B6 ocorre geralmente quando a pessoa faz uso de suplementos de vitamina B6. O quadro é reversível, parando o consumo desses suplementos.
Quais são as conseqüências da carência de vitamina B6?
Deficiência de vitamina B6 está relacionada com pessoas que tem uma dieta de qualidade baixa. Os sintomas da deficiência de vitamina B6 somente aparecem depois de longos períodos de dieta pobre em vitamina B6. Os sintomas mais comum são inflamação da pele, depressão, tontura e convulsões. Pode também causar anemia. Esses sintomas também podem estar relacionados a outros quadros clínicos, então faz-se necessário consultar um médico a fim de determinar se esses sintomas são realmente devido à carência de vitamina B6.
Alimentos ricos em vitamina B6
Batata, banana, peito de frango, semente de girassol, salmão, atum abacate etc.

A vitamina B6 desempenha um papel fundamental na conversão da proteína que é consumida em aminoácidos formadores de músculos. Além disso, ela ajuda a manter a disponibilidade de energia e a formação de importantes neurotransmissores (como a serotonina) e na manutenção de um sistema imunológico saudável. É um importante precursor para a manutenção do bem-estar físico e mental.
Principalmente por causa do seu papel no metabolismo da proteína, praticantes de atividades físicas e esportistas que desejam aumentar a massa muscular, por meio do consumo de uma dieta rica em proteínas, podem se beneficiar muito se mantiverem níveis adequados de vitamina B6.
O impacto que a vitamina B6 tem nos níveis positivos de neurotransmissores, especialmente de dopamina e de epinefrina, não deve ser menosprezado, pois todo desempenho é originada da mente. Todos os praticantes de atividades físicas e esportistas se beneficiam nesse aspecto, do consumo de vitamina B6.
A vitamina B6 ajuda na formação de vários neurotransmissores, e por isso é um nutriente essencial para a regulação dos processos mentais e, possivelmente, do humor. Alguns médicos defendem a alimentação como fonte exclusiva de vitamina B6. Outros médicos acreditam que a maioria das dietas não fornece os níveis adequados dessa vitamina. Pessoas com problemas no fígado possuem um maior risco de deficiência dessa vitamina, [1] assim como alcoólatras, idosos, mulheres que tomam contraceptivos orais e pessoas com síndrome de fadiga crônica. [2]
Como a vitamina B6 aumenta a biodisponibilidade do magnésio, estes nutrientes muitas vezes são ingeridos juntos.
Pode-se obter a vitamina B6 por meio do consumo de alimentos ricos nesta substância, dentre os quais se destacam a batata com pele, banana, peito de frango, espinafre, tomate, abacate, salmão, atum, farelo de trigo, amendoim, dentre outros. Pode-se ainda obter a vitamina B6 por intermédio da suplementação. A vitamina B6 é mais comumente suplementada como parte de um complexo B, no entanto, também pode ser consumido através um suplemento puro em B6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário