domingo, 3 de outubro de 2010

Vitamina B1 (Tiamina)

  As vitaminas do complexo B são sinérgicas, ou seja, mais potentes juntas do que quando usadas separadamente. A vitamina B1, ou Tiamina, tem papéis essenciais para o corpo e a mente das pessoas. Estimula o apetite, ajuda o desenvolvimento do corpo, o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. A necessidade dessa vitamina aumenta durante enfermidades, estafa e em cirurgia. Além disso qualquer excesso é excretado não afetando muito na saúde do indivíduo.
   FUNÇÕES: Estimula o crescimento; ajuda na digestão, particularmente de carboidratos; aumenta a disposição mental; mantém o funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração; ajuda na manutenção do apetite; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; faz respiração tecidual. Além disso, alivia dores, enjôos e auxilia no tratamento de doenças.
   DEFICIÊNCIA: Perda de memória, fraqueza muscular, distúrbios cardiovasculares e gastrointestinais, perda de apetite, depressão, perda de energia, nervosismo, instabilidade emocional. Produz a Beribéri (insuficiência cardíaca e manifestações nervosas), em geral, essa doença ocorre em indivíduos com dieta rica em glicídios e baixa em tiamina.
   Geralmente em alimentos com cores fortes que variam de vermelho, amarelo ou marrom, mas também com outras cores. Leite, arroz integral, aveia, amendoim, castanha-do-pará, nozes, lentilha, soja, cereais, carnes, fígado, presunto, peixes, lêvedo de cerveja, gema do ovo, pão integral, verduras e frutas. Álcool, cafeína e antiácidos destroem a vitamina B1.

RECOMENDAÇÃO: Se você fuma ou gosta de bebidas alcoólicas ou consome muito açúcar, precisa de uma quantidade maior de vitamina B1. Se você está grávida, no período de amamentação ou tomando pílula anticoncepcional, tem uma maior necessidade dessa vitamina. Se está em momento de ansiedade, estafa, enfermidade ou período pós-cirúrgico, as doses diárias de vitaminas do complexo B, que inclui a tiamina, devem ser aumentadas. Evite ingerir antiácido ou cafeína após as refeições, estará perdendo a tiamina que conseguiu do alimento.


Alimentos ricos em vitamina B1:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário