domingo, 3 de outubro de 2010

Entrevista com nutricionista sobre a importância das vitaminas.

1- Quais são as diferenças entre as vitaminas B1, B2 e B6 ?

Vitaminas são compostos orgânicos necessários em pequenas quantidades para o funcionamento adequado do nosso organismo e, NÃO são fonte de Calorias!!!
As vitaminas do complexo B, dentre elas a vitamina B1 ou Tiamina, a vitamina B2 ou Riboflavina e a vitamina B6 ou Piridoxina são vitaminas hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água (o que aumenta sua perda quando utilizamos como forma de preparo dos alimentos o cozimento em água). A Tiamina desempenha papel essencial no nosso organismo no que se refere ao metabolismo dos carboidratos e na função neural. A Riboflavina, no nosso organismo, desempenha papel importante no metabolismo tanto dos carboidratos como das proteínas e lipídios, além de auxiliar na nossa proteção antioxidante. A Piridoxina tem seu papel essencialmente relacionado ao metabolismo das proteínas e neurotransmissores em nosso organismo.


2- Você poderia explicar o que é avitaminose e hipervitaminose e quais as consequências em cada vitamina?

A “avitaminose” seria a deficiência da vitamina no nosso organismo e a “hipervitaminose” o seu consumo em excesso, sua toxicidade.
A deficiência da tiamina, doença conhecida como beribéri, caracteriza-se por anorexia e perda de peso, bem como alterações cardíacas e neurológicas. Sua toxicidade, em doses maiores que 100 vezes o que precisamos, produzem dores de cabeça, convulsões e alterações cardíacas.
Os sintomas da deficiência da riboflavina no nosso organismo (somente após meses de sua privação) são primeiro oftalmológicos, como a fotofobia (sensibilidade a luz), queimação e coceira nos olhos, perda da acuidade visual, seguidos de fissura dos labios e língua roxa e inchada. Não há registro sobre nenhuma dose oral dessa vitamina capaz de causar efeitos toxicos.
A deficiência da piridoxina vem acompanhada de sintomas dermatológicos e neurológicos como insônia e fraqueza. A toxicidade, ou seu consumo em excesso, é muito raro e produz sintomas semelhantes a sua deficiência no organismo.


3- Cite alimentos específicos de cada vitamina (b1, b2 e b6).

Os alimentos ricos em tiamina são: fígado, cereais integrais (como o arroz integral, trigo e milho), carne e leguminosas (como o feijão, lentilha e grão de bico). 
Os alimentos ricos em riboflavina são: fígado, leite e derivados, ovos, espinafre, feijão, soja.
Os alimentos ricos em piridoxina são os mesmos citados para a tiamina.






4- Quais conceitos uma nutricionista usa para fazer uma dieta?

Alimentação equilibrada deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade (nutrir e manter a vida) e a fase da vida a que se destina.


5- O que você recomenda para uma dieta saudável?

v     Evite pular as refeições, devemos fazer 6 refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
v     Coma devagar, mastigue bem os alimentos e evite comer na frente da TV.
v     Aumente e varie o consumo de verduras, legumes e frutas. Coma-os pelo menos 5 vezes por dia.
v     Consuma pelo menos uma vez ao dia leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), no mínimo 4 vezes na semana.
v     Diminua a quantidade de sal na comida.
v     Prefira alimentos grelhados, assados e/ou cozidos. Evite alimentos fritos.
v     Evite o consumo de refrigerantes.
v     Evite o consumo de bolos, biscoitos recheados, sobremesas, salgadinhos, salgados, enlatados e embutidos.
v     Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia.
v     Pratique atividade física por pelo menos 30 minutos, no mínimo 3 vezes na semana.


6- Fale um pouco sobre a tese que está defendendo no doutorado.

Minha dissertação de mestrado e a tese de doutorado falam sobre o aumento do excesso de peso (obesidade e sobrepeso) em crianças em idades escolar e pré-escolar, ou seja, o excesso de peso começando cada vez mais cedo na população. Hoje, os estudos já mostram as conseqüências da obesidade na população adulta, como o aumento das doenças crônico-degenerativas, dentre elas as doenças cardiovasculares, o diabetes tipo 2, a hipertensão e as dislipidemias e o risco elevado de adolescentes obesos continuarem obesos na fase adulta.
Especificamente no doutorado, o que estou estudando agora é como o peso de nascimento dos bebês, pode ter influencia no aumento do risco dessa criança ter excesso de peso. Com isso, eu e a equipe com quem trabalho, pretendemos verificar se o cuidado da criança desde quando ela ainda esta na barriga da mãe pode auxiliar também na prevenção da obesidade infantil.


Thais Costa Machado
Nutricionista - CRN-BA 2425
Especialista em Saúde, Nutrição e Alimentação Infantil - UNIFESP
Mestre e Doutoranda em Saúde Pública - FSP/USP
e-mail: thaiscmnut@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário